A terapia Cognitivo-Comportamental, também chamada de TCC, foi incialmente estudada por Aaron Beck e Albert Ellis.
É uma terapia breve, focada no problema atual, baseada na análise dos conteúdos cognitivos (pensamentos) e das respostas comportamentais às diferentes situações do cotidiano.
Utiliza diversos recursos entre eles o “questionamento socrático”, o Registro de Pensamentos Disfuncionais, avaliação dos estados do humor, Educação Emocional e Manejo de Emoções.
No contexto da TCC analisamos mais profundamente as situações e acontecimentos e fazemos a verificação de nossas Crenças Centrais, Pressupostos e respostas comportamentais diante dos eventos.
Através deste instrumento de autoconhecimento podemos adequar pensamentos e comportamentos viabilizando o alcance de nossas metas. Em resumo, nos permitindo viver uma vida mais consciente.
Nos dias atuais, novas correntes vinculadas a TCC estão surgindo. Entre elas a Terapia do ESQUEMA, a DBT (Cognitive Behavioral Therapy ou Terapia Dialética Comportamental) , a Terapia de Aceitação e Compromisso.
A DBT (Terapia Dialético Comportamental) apresenta técnicas que ajudam no manejo da dor emocional, usando MINDFULNESS (Atenção Plena), Visualização, Meditação e Treinamento em Habilidades (Interpessoais, tolerância ao mal-estar, sobrevivência a crises, manejo de solução de problemas).
Na Clínica LIBERTAR você poderá conhecer um pouco mais sobre isso. Dispomos de cursos de Treinamentos de Habilidades para famílias, individual ou casal.