Método de PSICOLOGIA HUMANISTA individual e social, permite compreender e modificar o comportamento humano, pondo ênfase no inter-relacional e no script de vida pessoal (roteiro de vida inconsciente estabelecido na infância).
É um sistema de psicoterapia que pressupõe a existência, no indivíduo, de três Estados de EGO, três componentes estruturais da personalidade: Pai, Adulto e Criança (P-A-C).
Eric Berne, seu criador, definiu Estado de Ego como "um sistema de emoções e pensamentos, acompanhado de um conjunto de padrões de conduta".
Dizemos que uma pessoa está no Estado de Ego Pai, quando fala ou pensa como o fizeram seus pais ou outras figuras de autoridade importantes na vida do indivíduo. O Pai determina o que se DEVE fazer: um conceito aprendido de vida.
O Estado de Ego Pai na sua forma Não Ok aparece quando se é preconceituoso, autoritário, impositivo, desvalorizador ou tirânico, neste caso chamado de Pai Crítico, e quando se é superprotetor, a ponto de impedir o desenvolvimento dos outros , impossibilitando que assumam suas responsabilidades, chamamos de Pai Nutritivo Tóxico.
Dizemos que uma pessoa está no Adulto quando analisa, observa e processa a realidade agindo e atuando de forma conseqüente, apropriada ao estímulo que recebeu. Corresponde ao pensamento lógico, abstrato e racional. Conclui o que CONVÉM fazer: um conceito pensado de vida.
Dizemos que uma pessoa está na Criança, quando pensa, sente e atua como em sua infância. Na Criança residem as emoções, a intuição, a criatividade e a espontaneidade, o instinto biológico, o pensamento mágico. Expressa o que se GOSTA de fazer: um conceito sentido de vida.
O Estado de Ego Criança na sua forma Não OK aparece quando um indivíduo está agressivo, vingativo, rancoroso ou irracionalmente opositor, neste caso ele é denominado de Criança Adaptada Rebelde, e quando está se sentindo desvalorizado, temeroso, indefeso, envergonhado, confuso ou depressivo, ele é denominado de Criança Adaptada Submissa.
Cada pessoa vive num sistema OK, sadio ou Não OK, patológico. No processo de tratamento da Análise Transacional a pessoa aprende a reconhecer em que Estados de Ego costuma atuar, tomar suas decisões e torna-se consciente de seu script de vida.
Tornar-se consciente de seus mecanismos de comportamento e também do porque em determinados momentos opta por viver e estar Não OK..
Além disso, a Análise Transacional trata dos relacionamentos, das transações entre as pessoas, dos JOGOS que ocorrem entre elas, as manobras ou manipulações que utilizam para obter dos outros, de forma indireta, aquilo que necessitam: atenção, reconhecimento, carinho...